Teoria da reprodução social e as desigualdades educacionais
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3571Palavras-chave:
Reprodução social, Realidade da Educação, Desigualdade EducacionalResumo
Teorias que partem de princípios filosóficos podem ser úteis à compreensão de fenômenos educacionais. Dessa maneira, a Teoria da Reprodução Social proposta pelos estudiosos Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron no século XX versa sobre um sistema que envolve características dos indivíduos (Habitus), o âmbito onde tais aspectos se processam e se constituem (Campo), e a posse de determinados bens (capital), materiais ou não, que podem ser econômicos, culturais e sociais. Os conceitos que se pensados em um contexto educacional, estarão diretamente relacionados com a seleção de estudantes e a manutenção de classes sociais de acordo com os conhecimentos que são trabalhados em sala de aula que segundo os autores, privilegiam os da classe dominante. Assim, este estudo é de caráter teórico e teve como objetivo discutir as desigualdades educacionais à luz da Teoria de Reprodução Social.
Downloads
Referências
CEARÁ. Lei n°16.287, 20 de julho de 2017. Institui a Política de Ensino Médio em Tempo Integral no âmbito da rede estadual de ensino do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/5883-lei-n-16-287-de-20-07-17-d-o-21-07-17. Acesso em: 27 abr. 2019.
GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, Nova série, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136. Acesso em 07 jul 2019.
SEDUC. Secretaria de Educação do Ceará. Proposta de organização curricular em escolas de Tempo Integral, 2016. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2018/09/proposta_organizacao_curricular.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
SEDUC. Secretaria de Educação do Ceará. Plano de gestão escolar: Ensino Médio em Tempo Integral na rede estadual do Ceará, 2017. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2018/09/plano_gestao_eemti.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
SEDUC. Secretaria de Educação do Ceará. Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), 2018. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/escolas-de-ensino-medio-em-tempo-integral-eemti/. Acesso em 23 mar. 2019.
ZANARDI, Teodoro. Educação integral não é um privilégio e sim um direito! A educação integral na escola em tempo integral. Revista COCAR, Belém, v. 11, n. 21, p. 43-65, 2017. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/1280. Acesso em 07 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Grasiany Sousa de Almeida, Maria Irilene Alves dos Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.